Infância, grama e terra molhada
- Mariana Fernandes
- 11 de jul. de 2025
- 2 min de leitura

Você já percebeu que um dia ensolarado, com céu azul, já te dá um ânimo melhor? Não é por acaso! A natureza é fundamental para a vida humana. Hoje em dia nos preocupamos com o tempo de tela, a alimentação saudável, como estimular nossos filhos para eles serem mais inteligentes, quais vitaminas precisamos suplementar mas algumas coisas importantes parecem que estão passando despercebidas e é por isso que decidi escrever este post. Você já parou para pensar em como uma brincadeira muda completamente quando é realizada ao ar livre?
Não só as crianças, mas todos os seres humanos precisam de contato com a natureza mas as crianças tem algumas vantagens a mais a serem ganhas com este contato. O contato com diferentes terrenos (grama, areia, terra, pedrinhas... ) exige mais equilíbrio e coordenação motora, ajudando no desenvolvimento físico, crescimento e fortalecendo dos ossos e da musculatura. Enquanto os pais estão com medo da queda provável no parquinho, nossos filhos estão na melhor atividade física que existe.

Brincar na natureza ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Ao respirar ar puro, entramos em contato com pequenos microrganismos do ambiente que ajudam na formação de anticorpos. Passar um tempo em meio à natureza contribui para diminuir o estresse e a ansiedade, melhorando a qualidade do humor e do sono, o sol sendo parte fundamental para regulação do sono, formação dos ossos e melhorando a imunidade.
Não é só o corpo que se beneficia com a natureza, como já percebemos. Enquanto exploram o ambiente, aprendem a lidar com desafios, curiosidades e frustrações, quando algo não sai como esperado. Diferente do videogame onde se algo dá errado, você pode recomeçar do zero, na brincadeira na natureza eles podem estimular a criatividade e aprender a contornar situações, inventar histórias, criar brinquedos com galhos e folhas, ou ainda descobrir novas brincadeiras. Cada subida na árvore, cada novo obstáculo superado é uma conquista que aumenta a autoestima e autoconfiança. Pesquisas mostram que lugares verdes têm efeito calmante, ajudando as crianças a relaxarem e lidarem melhor com as emoções.

A curiosidade é outra característica da infância que precisamos alimentar, e a natureza é fonte viva! Tanta coisa para ser ensinada e aprendida! Aprendendo sobre plantas, animais e ciclos naturais, as crianças desenvolvem respeito e senso de responsabilidade com o meio ambiente.
E por último, a natureza não é solitária! Sempre temos contato com outros seres vivos, sejam os bichinhos ou os novos amiguinhos e este momento de socialização é importante para o aprendizado de convivência, lidar com outras crianças, dividir espaço e respeitar o ritmo de cada um. Muitas brincadeiras envolvem negociar quem começa, quem espera, quem cuida do amigo se cair. É um treino valioso para a vida em sociedade.
Tudo isso já parece importante o suficiente para levar mais seus filhos para brincar ao ar livre? Vamos tornar esse contato com a natureza um hábito! Desde um piquenique em família, um passeio no parque, andar de bicicleta, observar uma planta crescer até observar as formas das nuvens!
Comente alguma atividade ao ar livre que você gosta de fazer com seus filhos!
Até o próximo post!
Dra Mariana Rosa






Comentários